Mídia-educaçãoeprotagonismojuvenil:performancesfolkcomunicacionais promotoras do desenvolvimento local na Quadrilha Junina Tradição - Recife, PE.

2017; Volume: 21; Issue: 21 Linguagem: Português

10.15603/2176-0934/aum.v21n21p161-174

ISSN

2176-0934

Autores

Giselle Gomes da Silva Prazeres Souza, Severino Alves de Lucena Filho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este estudo problematiza a midia-educacao como aglutinacao de saberes nos campos da Educacao e da Comunicacao, assim como a pratica social protagonizada pelos jovens a partir do estudo da folkcomunicacao na divulgacao das Quadrilhas Juninas nas midias sociais e na problematizacao da construcao de jogos digitais com conteudo dos Festejos Juninos para divulgacao da cultura popular. O objetivo deste estudo e investigar a presenca de manifestacoes folkcomunicacionais nas midias sociais, especificamente analisar o impacto da inclusao digital e a criacao de jogos digitais com conteudo dos festejos juninos, focalizando assim o protagonismo juvenil e as culturas populares. Trata-se, portanto, da midia-educacao, que consiste da analise do Protagonismo juvenil dos quadrilheiros da Quadrilha Junina Tradicao, do Morro da Conceicao, Recife-Pernambuco. Dentro desse contexto, o trabalho analisa ainda, as performances folkcomunicacionais na Junina Tradicao, que sao promotoras do desenvolvimento local, nos âmbitos social e politico, conforme os resultados obtidos. Por fim, temos um estudo na perspectiva da Folkcomunicacao, na qual foram utilizados analise documental e entrevista semiestruturada.

Referência(s)