Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tom Zé e o contra discurso do anti-herói

2018; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/muspop.v5i2.13134

ISSN

2316-7858

Autores

Guilherme Freire,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo trata do LP Todos os olhos, de Tom Zé, considerado pela crítica especializada um dos discos mais críticos e mais polêmicos da carreira do artista. Lançado em 1973, dentro de um contexto de recrudescimento da repressão e da censura pela ditadura militar brasileira, e da consolidação da indústria cultural no país, investigamos de que maneira o disco traz marcas de tal conjuntura social, política e econômica em seu projeto estético. Verificamos de que modo os diversos aspectos constitutivos do LP (capas, letras, arranjos, sonoridades) compõem um objeto-disco, com uma unidade temática centrada na figura do anti-herói, suas imperfeições e insuficiências. Observamos que no conjunto de fonogramas prevalecem as fraquezas e os defeitos em detrimento das virtudes e qualidades, expressando, de certa maneira, um contra discurso ideológico frente aos padrões culturais, estéticos e políticos difundidos no regime militar.

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