
O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo
2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2176-457348458
ISSN2176-4573
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoRESUMO A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso no romance, da coletânea Questões de literatura e de estética: a teoria do romance, de M. Bakhtin. De acordo com o Círculo, a compreensão é composta por elementos concretos, ideológicos e axiológicos, além de ser um processo que permite a representação e o prolongamento da atividade comunicativa.
Referência(s)