Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Projeto Político Pedagógico numa perspectiva coletiva

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i10.7912

ISSN

2525-3409

Autores

Adriana Gonçalves de Sales Costa, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) realizado numa escola em Quixadá/Ce. Esse documento indica um caminho a ser seguido de forma explícita por uma escola. Objetivou-se investigar como ocorre a elaboração dessa política educacional, o PPP, diante do contexto educacional brasileiro que se lança nos últimos anos e qual sua conexão com a realidade escolar examinada. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com fontes essenciais norteada pela pesquisa qualitativa na análise dos dados, foram utilizados como instrumento o questionário estruturado e o grupo focal, articulados com o quadro teórico disponível sobre o tema. Nessa pesquisa, dialogou-se com Ilma Passos Alencastro Veiga, principal teórico no aprofundamento da temática. Os resultados da investigação anunciam que o PPP tem conexão com a unidade escolar, mas para que seja efetivamente elaborado e/ou executado, com a participação integral da comunidade educativa, operando de forma democrática com o envolvimento dos diversos segmentos, de forma que venha contribuir para o trabalho pedagógico da unidade de ensino.

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