Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Para além das grandes gravadoras

2014; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/muspop.v3i1.12950

ISSN

2316-7858

Autores

Thiago Pires Galletta,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

Este artigo se propõe a analisar os diferentes matizes e sentidos associados historicamente ao termo e ao fenômeno “independente”, ao longo dos trajetos de desenvolvimento da produção fono­gráfica e musical brasileira. Simultaneamente, busca-se evidenciar o modo como o conjunto multiface­tado de sentidos e referências a respeito desta nomenclatura (gestados por processos e experiências concretizados em décadas passadas), permanece informando e servindo de parâmetro à articulação de discursos contemporâneos de artistas, produtores, jornalistas e público, quando estes se utilizam das expressões “cena independente” e “produção musical independente”. Tendo em vista o recente contex­to de grande impacto das tecnologias digitais e da internet sobre as esferas da produção, distribuição e consumo musical, o texto aponta para a relevância deste mapeamento das combinações entre “velhos” e “novos” sentidos, atribuídos ao fenômeno “independente”, no imaginário sócio-musical atual. A partir deste mapa, procura-se contribuir para a identificação de algumas pistas e elementos pertinentes aos novos caminhos e à reorganização econômica, política e estética da nossa música, em meio às acele­radas transformações contemporâneas em curso.

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