Memória, imagens, palavras: uma leitura de Magrite à luz da Literatura
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 26 Linguagem: Português
10.5007/2176-8552.2018n26p57
ISSN2176-8552
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO artigo propõe a leitura da tela A memória (1948), de René Magritte, como uma espécie de compilação das teorias mais importantes da memória. Para tanto, a discussão perpassará cada elemento que compõe a tela – uma fronte em mármore, um guizo, uma folha, uma cortina vermelha e um céu repleto de nuvens – buscando compreender a problematização do conceito de memória proposto pelo autor em imagens. Nesse sentido, temas adjacentes serão colocados em pauta, dentre eles as metáforas da memória mais recorrentes, como a do livro, sobretudo em Dante Aliguieri; a relação entre memória e morte, especialmente no que diz respeito ao trauma, que discutiremos a partir do tratado de retórica clássica Ad Herenium, bem como a própria relação entre passado, presente e futuro, lido aqui de Aristóteles a Lewis Carrol. Nesse sentido, partindo de uma análise comparativa entre a tela e alguns textos literários e teóricos, o artigo se propõe a compreender do que trata a memória para René Magritte.Palavras-chave: memória; mnemotécnica; escrita; tempo; esquecimento
Referência(s)