
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 54; Linguagem: Português
10.1590/s1980-220x2018056603615
ISSN1980-220X
AutoresRoberto Barbosa Fernandes, José Luís Guedes dos Santos, Fernanda Hannah da Silva Copelli, Alexandre Pazetto Balsanelli,
Tópico(s)Psychological and Educational Research Studies
ResumoTo identify general enterprising tendency and competence in interpersonal communication of nursing students and correlate them with personal and academic variables.A cross-sectional study at a university in São Paulo, SP, Brazil. Three instruments were used for data collection: 1 - A questionnaire with personal and academic variables; 2 - The General measure of Enterprising Tendency test (GET); and 3 - The Interpersonal Communication Competence Scale (Escala de Competência em Comunicação Interpessoal - ECCI).The sample consisted of 150 participants. The highest averages were on the GET 'Need for Achievement' dimension (M = 7.88; SD = 2.12 and median = 8.00) and the ECCI 'Availability' dimension (M = 12.50; SD = 1.99 and median = 13.00). Students in the less advanced periods of the course obtained higher averages on the GET 'Drive and Determination' dimension (p = 0.032), while those who performed paid work a higher average on the ECCI 'Interaction Management' dimension (p = 0.030).Higher Education Institutions should look for strategies to teach the content of these competencies in a more dynamic and engaging way throughout education which encompass the student's capacity and the needs of the labor market.Identificar tendência empreendedora geral e competência em comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem e correlacioná-las com variáveis pessoais e acadêmicas.Estudo transversal numa universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados realizada, utilizou-se três instrumentos: 1- Questionário com variáveis pessoais e acadêmicas; 2- Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e 3 - Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI).A amostra foi de 150 participantes. As maiores médias foram nos Domínios Necessidade de Sucesso do TEG (M=7,88; DP=2,12 e mediana=8,00) e Disponibilidade da ECCI (M=12,50; DP=1,99 e mediana=13,00). Os estudantes dos períodos menos avançados do curso obtiveram maiores médias no domínio Impulso e Determinação do TEG (p=0,032) e aqueles que realizavam atividade remunerada, maior média em “Manejo das Interações” da ECCI (p=0,030).As Instituições de Ensino Superior devem procurar estratégias para ensinar o conteúdo dessas competências de uma forma mais dinâmica e palatável ao longo da formação, que acompanhe a capacidade do estudante e as necessidades do mercado de trabalho.Identificar las tendencias empresariales generales y las habilidades de comunicación interpersonal de los estudiantes de enfermería y correlacionarlas con las variables personales y académicas.Estudio transversal en una universidad de São Paulo, SP, Brasil. Para la recopilación de datos se utilizaron tres instrumentos: 1 - Cuestionario con variables personales y académicas; 2 - Prueba de tendencias empresariales generales (TEG); y 3 - Escala de competencia en comunicación interpersonal (ECCI).La muestra fue de 150 participantes. Las medias más altas se dieron en los dominios de ‘Necesidad de Éxito’ de TEG (M=7,88; SD=2,12 y mediana=8,00) y ‘Disponibilidad’ de ECCI (M=12,50; SD=1,99 y mediana=13,00). Los estudiantes en los períodos menos avanzados del curso tenían mayores medios en ‘Impulso y Determinación’ de TEG (p=0.032) y los que tenían mayor actividad remunerada en ECCI ‘Gestión de la Interacción’ (p=0.030).Las instituciones de educación superior deben buscar estrategias para enseñar el contenido de estas habilidades de una manera más dinámica y agradable a lo largo de la formación, que siga la capacidad del estudiante y las necesidades del mercado laboral.
Referência(s)