
As disciplinas humanísticas e a formação para o trabalho na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985)
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i10.8229
ISSN2525-3409
AutoresLillyane Priscila Silva de Farias, Aline Cristina da Silva Lima, Olívia Morais de Medeiros Neta,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA formação para o trabalho na Escola Técnica Federal do Rio Grande Norte (ETFRN) durante a Ditadura Militar, estava imersa em proposições de reformas educacionais que seguiam o modelo tecnicista e, portanto, davam ênfase aos saberes técnicos em detrimento das disciplinas humanísticas. Este trabalho se propõe a analisar o lugar das disciplinas da área humana na formação dos estudantes da ETFRN entre 1968 e 1985. Recorremos a fontes documentais como histórico escolar, diários de classe e legislação educacional vigente. Usamos também fontes orais e fontes bibliográficas, teses, dissertações e monografias, livros e artigos. A análise documental, definida por Júlio Aróstegui, serviu de base para a compreensão das fontes e entrevistas. Sobre a história oral, dialogamos com Alessandro Portelli e Jose Carlos Sebe Bom Meihy. Notadamente a Ditadura deu um duro golpe nas ciências humanas, de modo geral, e especialmente na educação para o trabalho, relegando a elas um lugar subalterno. No entanto, percebemos que para além do currículo havia a diversidade de abordagem e significações que os estudantes e professores poderiam dar no cotidiano. As vozes são dissonantes e isso nos mostra que a realidade não se apresentava unívoca, daí a importância de trazermos a luz debates como este, que é ainda incipiente na História da Educação Profissional.
Referência(s)