Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Significações sobre a Erer: uma análise de publicações em periódicos da Educação (2015-2019)

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 21; Issue: 62 Linguagem: Português

10.12957/teias.2020.49485

ISSN

1982-0305

Autores

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Kátia Evangelista Regis, Carlos Aldemir Farias da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

No Brasil, as significações sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais (Erer) ainda carecem de reflexões. Neste artigo, desenvolvemos uma análise de produções científicas sobre o tema. O objetivo é identificar como os artigos publicados em periódicos da Educação entre 2015 e 2019 abordam as significações sobre a Erer nos currículos brasileiros. Ao todo, 23 artigos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), às recomendações metodológicas de Lüdke e André (1986) e às concepções teóricas de Silva (2002) e Gomes (2012) sobre a diversidade étnico-cultural. Os resultados sugerem que a Erer continua sendo um tema de estudo relevante, tanto na formação inicial quanto continuada, para uma Educação antirracista que respeite a diversidade étnico-cultural.

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