
Significações sobre a Erer: uma análise de publicações em periódicos da Educação (2015-2019)
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 21; Issue: 62 Linguagem: Português
10.12957/teias.2020.49485
ISSN1982-0305
AutoresWilma de Nazaré Baía Coelho, Kátia Evangelista Regis, Carlos Aldemir Farias da Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNo Brasil, as significações sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais (Erer) ainda carecem de reflexões. Neste artigo, desenvolvemos uma análise de produções científicas sobre o tema. O objetivo é identificar como os artigos publicados em periódicos da Educação entre 2015 e 2019 abordam as significações sobre a Erer nos currículos brasileiros. Ao todo, 23 artigos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), às recomendações metodológicas de Lüdke e André (1986) e às concepções teóricas de Silva (2002) e Gomes (2012) sobre a diversidade étnico-cultural. Os resultados sugerem que a Erer continua sendo um tema de estudo relevante, tanto na formação inicial quanto continuada, para uma Educação antirracista que respeite a diversidade étnico-cultural.
Referência(s)