Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MPB literária: ferramenta pedagógica para introdução aos estudos literários no segundo ciclo de ensino fundamental

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/riae.2020.54604

ISSN

2359-6856

Autores

Eneida Da Silva Fiori,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este relato apresenta uma análise sobre a Música Popular Brasileira como ferramenta pedagógica de ensino para a introdução aos estudos literários em turmas do segundo segmento do ensino fundamental. Para discutir tal questão, um projeto foi iniciado em duas turmas de pré-adolescentes de uma escola da rede privada, na cidade de São Gonçalo, no ano de 2011. Tal projeto propunha estimular o conhecimento sobre Literatura a partir de letras de músicas articuladas com outras expressões artísticas como poemas e pinturas. A partir das aulas ministradas e das atividades realizadas pelos alunos foi possível compreender como a música contribui de maneira positiva para o envolvimento e o interesse dos alunos com relação ao conteúdo proposto.

Referência(s)