Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Condução da violência de gênero na estratégia de saúde da família: uma revisão integrativa

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i10.7600

ISSN

2525-3409

Autores

Lina Maria Vidal Romão, José Leonardo Gomes Coelho, Pedro Walisson Gomes Feitosa, Rivaniery Teles Braga Emídio de Brito, Carmelita Maria Silva Sousa, Francisco Leonardo da Silva Feitosa, Elis Augusta Moura Dias Fernandes, Willma José de Santana,

Tópico(s)

Sexual Assault and Victimization Studies

Resumo

Introdução: A violência contra a mulher é definida como aquela que lhe causa sofrimento e abuso pela condição de ser mulher. Essa caracterização direciona o problema para uma construção de gênero, porque as situações vivenciadas pelas mulheres são próprias da classe feminina, construídas nas relações entre homens e mulheres na sociedade em que estão inseridas. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura dos últimos cinco anos quanto atividades de prevenção, controle, abordagem e condução da violência de gênero na Estratégia de Saúde da Família. Método: Artigos publicados entre 2014 e 2019 e indexados no banco de dados da da Biblioteca Virtual de Saúde(BVS) foram selecionados para este trabalho de revisão sistemática. A estratégia de busca utilizada foi a partir das palavras-chave(DeCS): “Violência”, “Gênero”, “Saúde pública” e “Brasil”, sendo incluídos, também, os seguintes limites: artigos em português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra. Em seguida, os trabalhos foram submetidos ao protocolo PRISMA para revisões sistemáticas. Resultados: A violência de gênero é considerada como demanda pelos profissionais das unidades da ESF. No entanto, os estudos mostram que estes profissionais apresentam dificuldades em abordar o assunto com as usuárias e, alguns, nunca questionaram sobre esta problemática. Conclusão: A qualificação dos profissionais de saúde quanto a violência de gênero pode contribuir positivamente na prática assistencial.

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