Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Currículo escolar: uma construção histórica, teórica e ideológica

2020; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 5; Linguagem: Português

10.24280/10.24280/ape.v5.e477

ISSN

2448-2803

Autores

Sandra Aparecida Pires Franco, Adrielly Rocateli, Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos Barbosa, Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira, Adriana Regina de Jesús Santos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender o conceito de currículo escolar tendo como parâmetro abordagens teóricas e metodológicas, tais como: acadêmica, humanista, tecnológica e reconstrucionista, a fim de identificar as influências culturais, ideológicas, políticas, econômicas e as relações de poder que permeiam a sua constituição e o quanto poderão refletir no âmbito educacional. Para o desenvolvimento desse estudo, fez-se o uso da pesquisa bibliográfica para o seguinte questionamento: Qual o conceito de currículo escolar e a abordagem teórica que permeiam o currículo escolar da sociedade brasileira do século XXI. A partir do estudo bibliográfico, compreende-se que o professor diante do atual contexto educativo e social do século XXI deve conhecer o processo de construção do currículo escolar e suas diferentes abordagens teóricas, pois estes nortearão os encaminhamentos pedagógicos no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e consequentemente na formação de mundo, de sociedade e de sujeitos que a escola almeja formar.

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