
O Centro Afrocarioca de Cinema como espaço de educabilidade decolonial
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 21; Issue: 62 Linguagem: Português
10.12957/teias.2020.49739
ISSN1982-0305
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoO presente artigo tem o objetivo de analisar o Centro afrocarioca de cinema, inserido enquanto expressividade do Movimento negro, no qual as questões raciais e culturais têm na sétima arte a linguagem articuladora com a literatura, a dança, a música e o teatro. Entendemos esse espaço fundamentado em uma Pedagogia decolonial ao qual o fundador Zózimo Bulbul e seus pares constroem perspectivas fundamentais para repensar o currículo da formação docente e da escola básica em consonância com a Lei 10.639/2003. Dessa forma, compreendemos a necessidade dos professores terem por referência os conhecimentos produzidos por artistas e intelectuais negros ao evidenciarem a indissociabilidade da ancestralidade, da oralidade e das diferentes linguagens artísticas com vistas à produção de novas imagens cinematográficas.
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