
EM BUSCA DA ESCOLA PÚBLICA DESEJADA: UM ESTUDO DAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS NO RIO DE JANEIRO / IN SEARCH OF THE DESIRED PUBLIC SCHOOL: A STUDY OF STUDENT OCCUPATIONS IN RIO DE JANEIRO
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n9-228
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoAs ocupações das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e o uso das redes sociais caracterizaram a forma de luta estudantil secundarista ocorrida em 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. O movimento almejava uma educação pública de qualidade e investimentos na infraestrutura das escolas. Essa comunicação é parte de uma pesquisa de mestrado que procurou identificar reivindicações dos movimentos secundaristas de ocupação e compreender as possíveis transformações ocorridas em duas ocupações OCUPA CAIC/Reverendo e OCUPA Monteiro, envolvendo três escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, no período de março a junho de 2016. O movimento estudantil reivindicou uma educação pública de qualidade e investimento na infraestrutura dos colégios estaduais. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou a análise de conteúdo textual (BARDIN, 2016, GONÇALVES, 2008) e de imagens (DIDI-HUBERMAN, 2015) como técnica de pesquisa dos manuais de ocupação oriundos das páginas oficiais da ocupação no Facebook, em conjunto com entrevistas semiestruturadas com estudantes que ocuparam os colégios. É feita uma discussão sobre os conceitos de ação de Hanna Arendt (2004), o conceito de experiência, em Larrosa (2016) e do tempo livre de Masschelein e Simons (2014), na área educacional. A transformação do estudante se deu pela mobilização coletiva, responsabilidades assumidas na escola ocupada e a experiência democrática, igualitária e de liberdade das assembleias estudantis.
Referência(s)