Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Pistrak e a escola politécnica: contribuições à Educação Ambiental

2020; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 6; Linguagem: Português

10.23899/relacult.v6i0.1681

ISSN

2525-7870

Autores

Daniele Barros Jardim, Andressa Queiroz Souza, Danièlle Müller de Andrade,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre os princípios da construção de uma escola politécnica e suas aproximações com a Educação Ambiental no Ensino Formal, trazendo contribuições do pensamento do pedagogo russo Moisey Pistrak para o enfrentamento dos problemas educacionais atuais. Tal pensamento visava o desenvolvimento de uma ação educativa que, ao considerar a relação entre trabalho, conhecimento e educação sinalizava para uma educação que respondia às demandas produtivas e sociais daquele período. Desta forma, buscamos apontar alguns elementos desta proposta de escola a fim de trazê-las para o campo da Educação Ambiental desenvolvida no âmbito do ensino formal, considerando-as enquanto propostas pedagógicas de cunho transformador da realidade.

Referência(s)