Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SE O Q-ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA ATENDE AS NECESSIDADES DOS CURSOS DA MODALIDADE EAD / SCHOOL MANAGEMENT SYSTEM: AN ANALYSIS OF WHETHER THE Q-ACADEMIC OF THE FEDERAL INSTITUTE OF RORAIMA MEETS THE NEEDS OF EAD COURSES

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n9-313

ISSN

2525-8761

Autores

Marcos Vieira Araújo, Jucilene Oliveira Souza, Gilmara Batista de Souza, Dâmaris Souza de Nojosa Pais, Rosivânia Demétrio Magalhães, Erismilta Sucupira Ferro Carneiro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O cenário atual tornou-se um mundo informatizado, onde todos os processos administrativos, entre outros passaram a utilizar softwares que tem por finalidade agilizar, armazenar e proteger informações de uma empresa, governos e instituições de ensino pública e privada. A presente pesquisa justifica pela necessidade de conhecer se o sistema de gestão escolar Q-Acadêmico atende as necessidades em relação ao armazenamento e interação entre a plataforma Moodle utilizada pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) nos cursos ofertados pela modalidade de Ensino à Distância. Logo, o seu objetivo é investigar se o Sistema de Gestão Escolar - Q-Acadêmico, atende as necessidades em relação a armazenamento, migração e interação entre a plataforma Moodle utilizada pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) das informações pertinentes dos cursos ofertados pela modalidade de Ensino à Distância. A abordagem adotada foi a qualitativa, devido a obtenção das informações serem subjetivas e adquiridas por meio dos métodos de campo sendo caracterizado como um estudo de caso e tendo como instrumento de coleta um questionário no formato de roteiro de entrevista aplicado no mês de janeiro no DEAD a um professor experiente o qual também atua como administrador do AVA. Acredita-se que após a implementação de sincronização entre os dois sistemas, os cursos ofertados em EAD passem a ser vistos com mais credibilidade e esse tipo de modalidade de ensino passe a ser visto como algo funcional, uma vez que problemas de atrasos tem sido procastinados dentro da instituição por algumas coordenações, onde acredita-se por parte de algumas pessoas que não se deva dar crédito quanto a formação dos cursistas.

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