Visões da educação para a alfabetização de jovens e adultos no Brasil
2020; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46675/rbcbm.v1i2.19
ISSN2675-3499
AutoresAndré Luiz Padilha Costa, Adriana Mara Piovezam, Eliane Souza, Gabriela Duarte Costa, Roberto da Silva Gusmão,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a visão da educação frente a alfabetização de jovens e adultos no Brasil, com base nas vertentes de pesquisas em livros didáticos, análises de documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC), artigos, internet, autores celebres como Paulo Freire. Por meio das informações obtidas em levantamentos bibliográficos e documentais, analisaremos e apresentaremos ao leitor de maneira tangível a existência de uma grande lacuna no ensino desses jovens e adultos nos dias de hoje. A educação fragmentada sem o apoio das instituições públicas e privadas, geram obstáculos contínuos para a sociedade do século atual, sem investimento, engajamento político e com um currículo excludente, o desejo desses iletrados em querer aprender fica num mundo abstrato e a educação deixa de existir passando a ser considerada eufemismo. Sendo necessário também que os educadores como qualquer ser humano tenham incentivos e constantes reciclagens de metodologias para que a adesão ao lecionado seja de maneira integralmente absorvido pelos educandos a torná-los participativos.
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