Artigo Acesso aberto

Visões da educação para a alfabetização de jovens e adultos no Brasil

2020; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.46675/rbcbm.v1i2.19

ISSN

2675-3499

Autores

André Luiz Padilha Costa, Adriana Mara Piovezam, Eliane Souza, Gabriela Duarte Costa, Roberto da Silva Gusmão,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a visão da educação frente a alfabetização de jovens e adultos no Brasil, com base nas vertentes de pesquisas em livros didáticos, análises de documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC), artigos, internet, autores celebres como Paulo Freire. Por meio das informações obtidas em levantamentos bibliográficos e documentais, analisaremos e apresentaremos ao leitor de maneira tangível a existência de uma grande lacuna no ensino desses jovens e adultos nos dias de hoje. A educação fragmentada sem o apoio das instituições públicas e privadas, geram obstáculos contínuos para a sociedade do século atual, sem investimento, engajamento político e com um currículo excludente, o desejo desses iletrados em querer aprender fica num mundo abstrato e a educação deixa de existir passando a ser considerada eufemismo. Sendo necessário também que os educadores como qualquer ser humano tenham incentivos e constantes reciclagens de metodologias para que a adesão ao lecionado seja de maneira integralmente absorvido pelos educandos a torná-los participativos.

Referência(s)