Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A guerra do Vietnã na música: um estudo a partir da canção Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 13; Issue: 26 Linguagem: Português

10.30612/rehr.v13i26.9074

ISSN

1981-2434

Autores

Fábio Alexandre da Silva,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo objetivou compreender a Guerra do Vietnã (1955-1975) a partir da ótica musical, tentando enxergar na subjetividade do compositor os reflexos do confronto apresentados na canção. Em termos teórico-metodológicos, o texto está estruturado em três momentos. Inicialmente se faz um estudo da história a partir da música como documento histórico. Na sequência são tecidas análises sobre o contexto da guerra, suas motivações, vicissitudes e direcionamentos. E em seguida é tomada a canção Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones como documento de análise. O referencial teórico contempla os estudos de Marcos Napolitano (2002), Eric Hobsbawm (1995), Rodrigo Pedroso (2015) e outros. Como resultados, percebeu-se que a guerra representou interesses do governo norte-americano que, ao buscar combater e frear o avanço do socialismo pela Eurásia, apropriou-se da vida comum de jovens soldados, dizimando-a. Por outro lado, o estudo demonstrou que trabalhar com outros documentos históricos amplia as possibilidades de pesquisa e permite ao pesquisador lançar outros olhares sobre a história e, no caso específico da música, perceber as particularidades do olhar do sujeito que a compõe/canta.

Referência(s)