
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO MUNICÍPIO DO CRATO, CEARÁ, BRASIL / SCHOOL SEALTH PROGRAM: THE PROCESS OF TRAINING OF PROFESSIONAL IN THE MUNICIPALITY OF CRATO, CEARÁ, BRAZIL
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n9-014
ISSN2525-8761
AutoresBruna Cavalcante Domingos Dias, Maysa de Oliveira Barbosa, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho, Rosa Maria Grangeiro Martins, Ana Paula Agostinho Alencar, Dailon de Araújo Alves, Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão, Maria de Fátima Antero Sousa Machado,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoO Programa Saúde na Escola (PSE) tem como finalidade contribuir positivamente para a formação de estudantes e profissionais de saúde e educação. O presente estudo objetivou compreender a formação dos profissionais da saúde voltada ao PSE, a opinião deles acerca do programa e o modo como a capacitação que recebem tem influência na execução das ações. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 12 profissionais da ESF do município do Crato, Ceará. Os dados foram analisados segundo o método de Minayo e correlacionados com a literatura. Constatou-se que a formação dos profissionais em relação ao PSE não ocorre de maneira continuada. Além disso, os profissionais relataram o distanciamento entre os setores saúde e educação para o desenvolvimento das ações do PSE. A realização desse trabalho permitiu contribuir com a literatura a respeito do PSE, principalmente evidenciando a importância da formação dos profissionais para o desenvolvimento das ações. Considera-se relevante o desenvolvimento de pesquisas futuras com os profissionais da educação, no intuito de compreender as potencialidades e fragilidades desse grupo tão importante para o sucesso do PSE.
Referência(s)