
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO EPISTEMOLÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
2020; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2020v15n3p973-993
ISSN1809-0354
AutoresMichele Urrutia Heinz, Alexandre Costa Quintana,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste relato expõe os temas discutidos durante a aprendizagem construída na disciplina de “Epistemologia do Conhecimento”, do PPGCONT da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que apresentou como proposta curricular a reflexão dos elementos que compõem a discussão epistemológica do conhecimento, que vão desde as concepções de ciência e seus métodos, a questões como: formação do espírito científico; pensamento epistemológico; epistemologia genética de Piaget; Karl Popper; ciência com consciência; arqueologia do saber; complexidade e liberdade; estruturas das revoluções científicas e o desenvolvimento científico da Contabilidade. As leituras realizadas demandaram na elaboração de short paper e discussões sobre os temas, promovendo um melhor entendimento e concepção sobre a ciência e seus pressupostos epistemológicos.
Referência(s)