PLANEJAMENTO E ORDENAÇÃO DO TRÂNSITO URBANO EM MÉDIAS CIDADES: UM ESTUDO DE CASO DA RUA DO COMÉRCIO – IJUÍ / RS
2020; UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33053/gedecon.v8i1.197
ISSN2318-9150
AutoresTarcísio Dorn de Oliveira, Alexia Cindy Wagner, Felipe Feron Kirschner, Gabriel Immich, Larissa Fernandes Sasso,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO trânsito de veículos automotores é um fator de poluição ambiental e sonora, onde o congestionamento e a elevação do número de automóveis nas vias, aparentemente é o resultado do progresso, todavia, há exemplos no Brasil e no mundo, que é possível se estruturar o trânsito de maneira a reduzir os impactos negativos, mas isso, somente é possível, se houver um bom planejamento que integre os transportes e o trânsito com a estrutura urbana de maneira que sua natural interação seja harmoniosa (DAROS, 2007). A presente pesquisa baseia-se em uma reflexão crítica reflexiva a respeito da mobilidade urbana presente na Rua do Comércio, no Bairro Universitário, principal conexão entre o campus da Unijuí e a área central de Ijuí/RS. Nessa perspectiva, tal análise baseia-se na estimativa do fluxo de veículos presente na via, focando-se nos horários de pico, sendo estes os horários de entrada e saída de alunos da universidade, realizando leituras em intervalos de 15min até completar uma hora, conforme recomenda a metodologia HCM 2000, adotando-se como o fluxo crítico o valor máximo do intervalo de uma hora. Essa gama de informações determinou que a via tem um nível de serviço D nos horários de pico, caracterizada por fluxo instável, podendo ser necessária uma adequação ou até mesmo a realização de uma via alternativa de conexão entra a cidade e o campus da universidade no futuro.
Referência(s)