Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS / DEAF EDUCATION AND SPECIALIZED EDUCATIONAL CARE: PERCEPTIONS AND CHALLENGES

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n9-491

ISSN

2525-8761

Autores

Adriano Aparecido da Silva, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a Educação de Surdos e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O principal objetivo foi refletir sobre o terceiro momento do AEE para o aluno Surdo e ações de modo a proporcionar conhecimentos ao ensino de Língua Portuguesa e a possibilidade de entrelaçar o ensino de Matemática. Também leva a reflexão sobre o porquê de, apesar de existir políticas que especificam os direitos educacionais dos Surdos, e mesmo assim eles continuam excluídos do direito de uma educação de qualidade. Antes de navegar pela história, realizou-se um estudo da arte de pesquisas publicadas entre o período de 2011 a 2017, com base em teses, dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, e também em artigos no site da Scielo e no Google acadêmico. Em seguida, pesquisou-se trabalhos na perspectiva do ensino de Matemática para o aluno Surdo. Pretende-se perceber quais as principais dificuldades da prática de ensino dos professores do AEE relacionadas ao aluno Surdo com foco na leitura, na tradução e na interpretação de textos matemáticos. Conclui-se que o estudo da arte é necessário para compreender as propostas educacionais que foram produzidas para transformar a Educação de Surdos no Brasil.

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