Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL VERSUS ESCOLA REGULAR: EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO ENSINO DE BIOLOGIA / CITZEN INTEGRAL SCHOOL VERSUS REGULAR SCHOOL: EDUCATION AND CITIZENSHIP IN BIOLOGY TEACHING

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n9-432

ISSN

2525-8761

Autores

Rayene da Cruz Silva, Maria de Fátima Camarotti,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Desde o ano de 2016 está sendo implantado no estado da Paraíba um novo modelo de Educação Básica, a Escola Cidadã Integral (EECI), apresentando educação em tempo integral e articulação dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com currículos diversificados. Porém, muitas escolas públicas ainda apresentam o reconhecido modelo de Escola Regular (ER) com apenas meio período de ensino e abordagem das disciplinas exigidas para o currículo escolar. Objetivou-se compreender o funcionamento do Ensino de Biologia, no Ensino Médio (EM) de uma EECI e uma ER presentes na cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa teve um caráter qualitativo, exploratório, etnográfico e a observação participante artificial, com investigação documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cada escola, assim como entrevistas semiestruturadas, interpretadas a luz da análise de conteúdo, com os professores de biologia e estudantes do EM. Verificou-se que a EECI investigada apresenta uma melhor infraestrutura quando comparada com a ER, o que reflete no sentimento de satisfação entre os atores sociais de cada escola, os estudantes da ER mostraram-se insatisfeitos com a infraestrutura da escola, sentimento diferente notado entre os estudantes e professores da EECI. Infere-se que esta última não mantém influência sobre a atuação de seus professores em sala de aula, os quais possuem liberdade para planejarem suas aulas do modo desejado, assim como observado na ER. A opinião dos estudantes sobre a permanência integral na EECI é positiva, opinião oposta expressa pela maioria dos estudantes da ER que não possuem o desejo de estudar em regime integral. Estudos dessa alçada mostram-se importantes para a promoção de discussões acerca das atualizações de modelos de ensino na rede pública, não apenas para o meio acadêmico como também para toda a sociedade, visto que a educação é um direito de todos e dessa forma, o meio como ela se estabelece nas escolas públicas do País deve ser compreendido e discutido por todos.

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