
A fanfic e o spirit fanfic: Algumas considerações sobre relações sociais, internet e potencialidade de uso das fanfics como recurso pedagógico
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português
10.14393/er-v27nea2020-10
ISSN1983-1730
AutoresAndrey Lopes de Souza, Maria Clara da Silva, Rayane Beatriz Santos,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA internet cada vez mais está presente nas relações sociais e no ambiente escolar. De vilã, perseguida e vista como esquema inquisitorial em muitos educandários, por outro lado, passa a ser defendida por propostas metodológicas recentes que questionam paradigmas tradicionais de ensino. Nesse sentido, o presente artigo tem o propósito de traçar as percepções dos usuários da rede social Spirit Fanfic quanto suas experiências e estudar a possibilidade de utilizar o gênero fanfic como um recurso metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de recorte transversal e amostragem por conveniência, desenvolvida através da análise de depoimentos de autores/leitores do fandom d’Os Vingadores. Tal análise traz a comprovação da viabilidade e dos bons resultados da possível prática de transportar as fanfics e o ciberespaço para o contexto escolar, comprovados pelos próprios usuários do site.
Referência(s)