Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário infoeducador

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Linguagem: Português

10.20396/rdbci.v18i0.8660541

ISSN

1678-765X

Autores

Hélio Márcio Pajeú, Arthur Henrique Feijó de Almeida,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Ao longo do tempo, a biblioteca escolar tem modificado o seu perfil, abrindo as portas para a mediação cultural ao tentar deixar para trás o estigma de lugar silencioso e cobrando uma nova atuação do bibliotecário escolar. Este artigo tem por objetivo analisar o caminho trilhado pela biblioteca escolar no Brasil a fim de refletir sobre sua atual configuração como um espaço de mediação cultural e o papel do bibliotecário infoeducador no contexto atual desses espaços, por meio de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental e de uma revisão diacrônica do conceito de biblioteca escolar. Como resultados podemos afirmar que o papel fundamental da biblioteca escolar na formação de seus usuários por meio de uma prática que vá além do suporte à sala de aula e do incentivo à leitura, como também a necessidade de profissionais capacitados para tal.

Referência(s)