Artigo Revisado por pares

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Região Sul do Brasil

2020; Volume: 14; Issue: 30 Linguagem: Português

ISSN

2237-0315

Autores

Dorcely Isabel Bellanda Garcia,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo e um recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi verificar e compreender o processo de efetivacao da Politica Nacional de Educacao Especial nos tres estados da Regiao Sul do Brasil. Desenvolvida por meio de estudos teoricos e pesquisa de campo, utilizou entrevistas semiestruturadas e observacoes com os professores que atuavam no ensino regular e em salas de recursos multifuncionais (SRM), com a equipe pedagogica das escolas, e com as coordenadoras da educacao especial dos municipios de Chapeco - SC, Capao da Canoa - RS, e Maringa - PR. Foram analisados documentos referentes as politicas da educacao especial, e normativas dos estados e municipios da amostra. Os resultados demonstram que nesses municipios e nessas escolas tem sido elaborados documentos normativos, leis e projetos politico-pedagogicos que preveem a efetivacao das politicas educacionais inclusivas. Abstract This article is a clip from a doctor degree research, whose objective was identifying and understand the effectuation process of the National Special Education Policy in the three states of Brazil Southern Region. It was developed through theoretical studies and research field using semi structured interviews and observation with teachers who worked in the regular teaching in multifunctional resources classrooms (MRC), with the school pedagogical teams and coordinators of special education in the Chapeco - SC, Capao da Canoa - RS, and Maringa - PR. Documents regarding special education policies were analyzed, as well as regulations of states and municipalities of the sample. Results point that in these municipalities and schools, normative documents, laws, and political-pedagogical projects has been elaborated, which foreseen effectuation of comprehensive educational policies.

Referência(s)