
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural
2020; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 24; Linguagem: Português
10.1590/interface.200166
ISSN1807-5762
AutoresFranklin Delano Soares Forte, Aída Albuquerque Pontes, Hannah Gil de Farias Morais, Ailma de Souza Barbosa, Otacílio Batista de Sousa Nétto, Nélson Filice de Barros,
Tópico(s)Community Health and Development
ResumoO objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço-comunidade em um curso de Odontologia, a partir dos estágios curriculares vistos na perspectiva dos trabalhadores de saúde, estudantes, usuários, gestores e professores. Foram realizadas 27 entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e analisadas tematicamente. As representações culturais sobre a integração estudada são ressignificadas processualmente a partir das interações e colisões entre os seus diferentes agentes, possibilitando o deslizamento de sentidos expressos e compartilhados. As representações também operam de forma contingente, ora facilitando, ora dificultando um processo de formação odontológica efetivamente dialógico. A integração ensino-serviço-comunidade, estudada a partir de um dos seus dispositivos, os estágios supervisionados, é um lugar de “sair de si” para vivenciar a teoria na prática e a prática na teoria, com ações sociais e pedagógicas que produzem atualizações, corresponsabilizações e conhecimentos orientados coletiva e intencionalmente para o Sistema Único de Saúde (SUS).
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