Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APROXIMAÇÕES ENTRE ARTE E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ARTE DIGITAL / RAPPROCHEMENT BETWEEN ART AND INFORMATICS IN BASIC EDUCATION: A BIBLIOGRAPHIC SEARCH RELATED TO EDUCATIONAL PRACTICES WITH DIGITAL ART

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n9-691

ISSN

2525-8761

Autores

Cely Kaori Hirata, Rossano Silva,

Tópico(s)

Art, Politics, and Modernism

Resumo

O trabalho apresenta o resultado de um levantamento bibliográfico relacionado às ações pedagógicas realizadas na educação básica, num estreito diálogo entre o campo da Arte e da Informática para a criação de arte digital na educação básica. O texto vincula-se a uma pesquisa em andamento que tem como objetivo geral, analisar como o processo de ressignificação de imagens pode contribuir para a ampliação de atitude reconstrutiva a partir da técnica da colagem digital. Para tanto, o estudo apresenta um recorte temático a partir de relatos de experiência voltados à produção e edição de imagens digitais estáticas considerando-se o papel do professor e do computador como mediadores deste processo. Nessa perspectiva, a fonte de pesquisa deu-se por meio da busca por artigos publicados em anais de dois eventos nacionais voltados ao ensino de Arte: Congresso Anual da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (Confaeb) e o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Encontro da Anpap). Neste levantamento, foram selecionados e analisados três relatos de experiência de professores da educação básica, cada qual com sua metodologia de ensino, contudo, favoráveis a um mesmo ponto de vista no que se refere ao processo de integração do conhecimento nas áreas da Arte e da Informática como caminho aberto ao professor para as possibilidades de trabalho que problematizem as relações sobre a forma de consumo, produção e distribuição de imagens digitais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX