Artigo Acesso aberto

NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA: CONCEITOS E ABORDAGENS ESQUEMÁTICAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DESTE SABER / NUTRIGENETICS AND NUTRIGENOMICS: CONCEPTS AND SCHEMATIC APPROACHES FOR THE TEACHING-LEARNING PROCESS OF THIS KNOWLEDGE

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n9-427

ISSN

2525-8761

Autores

Ana Vitória Chequer Saraiva, Natália de Azevedo Marques, Priscilla da Cunha Leal, Rachel Rocha Pinheiro Machado,

Tópico(s)

Nutrition, Genetics, and Disease

Resumo

Objetivo:Esta revisão apresenta conceitos de nutrigenética e nutrigenômica numa abordagem que objetiva facilitar o processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para profissionais e estudantes da área da saúde. A elaboração desse material é relevante, pois tal tema influencia diretamente no curso de diferentes doenças. Fontes dos dados:A busca de dados foi realizada utilizando-se as seguintes fontes: US National Library of Medicine National Institutes of Health; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line; Scientific Electronic Library Online. Artigos dos últimos 20 anos foram utilizados para elucidar os conceitos de nutrigenômica e nutrigenética, assim como artigos que apresentavam estudos das interações dieta, genes e patologias relacionadas aos mesmos. No total, 30 artigos e 1 livro foram empregados. Síntese dos dados: A revisão pode funcionar como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem das temáticas citadas, pois associa conceitos, exemplos e esquemas. O estudo mostra a relevância da área per si, no que tange a possibilidade de serem criadas dietas individualizadas através do mapeamento genético. Conclusões:Materiais didáticos deste conteúdo e a inserção do mesmo nas grades curriculares dos cursos de graduação em saúde trarão avanços para a área, visto que análises demonstram a existência de genes cuja expressão pode ser modificada por determinados alimentos (interação dieta/gene). Assim, torna-se possível, a partir de intervenções dietéticas, a criação de estratégias nutricionais que visem melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar doenças.

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