
Dandara dos Palmares: uma proposta para introduzir uma heroína negra no ambiente escolar
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 14; Issue: 27 Linguagem: Português
10.30612/rehr.v14i27.12106
ISSN1981-2434
AutoresJanaína Oliveira Caetano, Helena Carla Castro,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoVárias protagonistas negras, como Dandara dos Palmares, foram excluídas da História oficial do Brasil contada em nossas escolas, resultante não só do racismo, dentre vários fatores, mas também do machismo e do sexismo ainda existente em nossa sociedade. Como uma de suas consequências está a falta de identificação das meninas afrodescendentes com personagens femininas negras. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade pedagógica a partir da divulgação da trajetória dessa grande heroína do Quilombo dos Palmares e baseada no livro As Lendas de Dandara, da escritora e cordelista Jarrid Arraes. O trabalho tem como intuito valorizar os feitos e a memória de Dandara, contribuindo para a construção da identidade das crianças negras enquanto afrodescendentes, bem como para a inclusão da diversidade étnico-racial nas salas de aula.
Referência(s)