Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LETRAMENTO LITERÁRIO E O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CENTRO HISTÓRICO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO / LITERARY LETTERING AND THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: A CASE STUDY AT THE CAMPUS HISTORIC CENTER OF THE FEDERAL INSTITUTE OF MARANHÃO

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n9-389

ISSN

2525-8761

Autores

Fernanda Regina Martins Pinheiro, Thalia Matos Aguiar Viana, Petunia Galvão Bezerra,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esta pesquisa se propõe a compreender as contribuições das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem de Língua e Literatura Maternas, bem como analisar como se dá a integração das mídias e tecnologias na escola à prática dos docentes dessa disciplina do Instituto Federal do Maranhão – Campus Centro Histórico, e também as percepções dos alunos desta instituição acerca do uso das tecnologias digitais em sala de aula, os impactos e resultados para a aprendizagem de Língua e Literatura Maternas. Esta investigação foi predominantemente exploratória. Utilizou-se também o estudo de caso e pesquisa bibliográfica de autores que fundamentam as questões sobre as Tecnologias Digitais na Educação, tais como Pierre Lévy, Luís Paulo Leopoldo Mercado, José Moran, Marco Silva, Marcuschi, e sobre letramento digital, letramento literário e ensino de Língua Portuguesa e Literatura materna foram pesquisados autores como Ângela Kleiman, Rildo Cosson, Roxane Rojo e Magda Soares. A presente pesquisa foi realizada no Campus São Luís Centro Histórico do IFMA no período de agosto de 2016 a agosto de 2017 envolvendo 105 (cento e cinco) alunos dos cursos de educação profissional e 4 (quatro) professores de Língua e Literatura do Campus. Observamos que os educandos consideram que houve melhorias na aprendizagem da disciplina Língua e Literatura na medida em que os professores implementavam em suas práticas o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por meio de metodologias ativas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX