Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COMPLEXANDO COM JOGOS PARA SUBSIDIAR A APRENDIZAGEM DE ABSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA / COMPLEXING WITH GAMES TO SUPPORT THE LEARNING OF MATHEMATICAL ABSTRACTIONS IN THE INITIAL AND CONTINUING TRAINING

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n9-666

ISSN

2525-8761

Autores

Cristhiane de Souza Ferreira, Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Salete Maria Chalub Bandeira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo descreve uma reflexão construída a partir de oficinas desenvolvidas na forma de Projetos de Extensão, no período de 2005-2008, no curso de Licenciatura Plena em Matemática (UFAC). A proposta era utilizar a motivação dos alunos como elemento central na construção de aprendizagens significativas em Matemática, de forma que os mesmos pudessem desenvolver o raciocínio lógico. Durante todo esse processo, realização de oficinas, percebeu-se que a interação dialógica professor-aluno permitiu o resgate e a problematização das ideias prévias. Também foi possível avançar na reconstrução de conhecimentos e habilidades por meio da metodologia problematizadora e experimental, onde o aluno era constantemente desafiado a buscar soluções, partindo de suas reflexões e hipóteses. O referencial teórico adotado centrou-se nos resultados de pesquisas de educadores matemáticos que acreditam ser possível aprender brincando, como Lara (2011) e Smole et al. (2008), Bezerra e Bandeira (2014). Neste sentido, a utilização dos jogos matemáticos, num contexto construtivista, resignifica o papel docente em relação a modelos tradicionais, tornando-o mais reflexivo de sua prática, bem como, favorece aprendizagens significativas ao aplicar novas metodologias que têm como elemento central a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. De outra parte, os alunos buscam a compreensão do conteúdo de forma ativa, buscando construir e reconstruir modelos matemáticos, testando-os na prática. Nossa proposta metodológica centrou-se em três jogos desenvolvidos em diferentes momentos de formação nas atividades desenvolvidas na disciplina Oficina de Matemática, da turma de 2004, cujo propósito era mostrar o Ensino de Matemática através da tendência de jogos: o jogo da velha, o baralho das expressões e o Tangran. Cada jogo destina-se a potencializar aprendizagens em vários conteúdos do Ensino Médio. Desta forma o Jogo da Velha é utilizado em tópicos que versam sobre Análise Combinatória, Probabilidade, Funções, Matrizes, Determinantes, Matemática Financeira, Geometria Plana e Espacial, Unidades de Medidas, Potenciação, Radiciação e Conjuntos através de problemas que são graduados quanto à dificuldade e prioritariamente voltados para aplicações diversas. O Baralho das Expressões possui escopo de desenvolver a percepção dos alunos nos problemas do seu cotidiano no que diz respeito aos números, principalmente ao estímulo de cálculos mentais envolvendo as quatro operações, radiciação, equações e potenciação. Seu propósito é impulsionar o cálculo mental e o raciocínio lógico identificando os resultados das operações durante o jogo. O Tangram, por sua vez, mira explorar as formas geométricas planas a partir da montagem de algumas figuras observando as semelhanças e diferenças entre as mesmas. Esta metodologia já foi aplicada aos alunos das escolas Raimundo Gomes, Colégio Acreano e Colégio Meta em Rio Branco-AC, como também, no Instituto Federal do Acre (IFAC), no Curso Técnico Integrado em Biotecnologia no município de Xapuri. Fica perceptível com essa experiência que as aulas ficaram mais produtivas quando foi utilizada essa metodologia, uma vez que, os alunos aprendem construindo significados e refletindo sobre o conhecimento matemático existente em cada jogo.

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