
ANÁLISE DE IMAGENS SOBRE EVOLUÇÃO HUMANA POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO / ANALYSIS OF HUMAN EVOLUTION IMAGES BY HIGH SCHOOL STUDENTS
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n9-540
ISSN2525-8761
AutoresEdeane Silva de Sousa, Rogério Soares Cordeiro, Jesuíno da Silva Costa Martins, Elson Silva de Sousa, Reinaldo Lucas Cajaíba, Martha Sousa Brito Pereira, Kléber Sales Pereira, Vilson de Almeida Sousa,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Buriticupu (MA), que buscou investigar as concepções sobre a teoria da evolução humana a partir da análise de imagens. Foi aplicado um questionário com identificação dos perfis (N = 197). Este apresentava quatro imagens e oito questões abertas. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, achada em outros trabalhos e no referencial bibliográfico. Os resultados revelaram que, embora os participantes façam associações para abordagens com um viés evolutivo, nota-se uma forte influência dos aspectos religiosos e do senso comum em detrimento da ampla aceitação da teoria da evolução pela comunidade científica. Apesar de explicitarem que a árvore filogenética é a melhor forma de representação da teoria da evolução, suas justificativas estão embebidas de ideias criacionistas e a referências da iconografia linear, a marcha dos hominídeos. Esses resultados têm implicações educacionais, principalmente para a formação docente e o ensino de Biologia na Educação Básica.
Referência(s)