
Criação e implementação de uma liga acadêmica de estomaterapia em campus proveniente da expansão e interiorização das universidades públicas
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i10.8892
ISSN2525-3409
AutoresIsaque Souza da Silveira, Lucas Eduardo Mello Barboza, Adriana Bispo Alvarez, Larissa Aguiar Bernardo, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Déborah Machado dos Santos,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoAs Ligas Acadêmicas (LA) são organizações sem fins lucrativos que visam o aprofundamento de temas em determinada área de estudo, sendo constituídas por estudantes de graduação e orientadas por profissionais associados à Instituição de Ensino Superior (IES). As LA compreendem uma organização relevante para a formação acadêmica, neste caso, do futuro profissional enfermeiro. Porém, é possível perceber a insuficiência de estudos no que tange à criação, implementação e consolidação das LA em Enfermagem e, mais especificamente, das Ligas Acadêmicas de Estomaterapia (LAET). O objetivo desta pesquisa consiste em relatar a experiência acerca da criação e implementação de uma LAET em um campus proveniente da expansão e interiorização das Universidades Públicas. Trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo e descritivo sobre a criação e implementação de uma LAET no Campus UFRJ-Macaé. Além de etapas como idealização, encontros para definição de critérios, criação e aprovação do estatuto, seleção de ligantes, atividades internas e externas, é possível considerar a reorganização das atividades remotas devido à pandemia de COVID-19, contemplando as estratégias para adaptação ao novo cenário. Durante o processo de idealização, fundação e implementação da LACEnfE, vivenciaram-se desafios e possibilidades no que concerne ao protagonismo e o engajamento estudantil em sua formação. O desenvolvimento de etapas para criação, fundação e implementação da LACEnfE, baseada em uma estrutura organizada, mostrou-se efetivo e pode ser considerado um modelo a ser referenciado, facilitando e auxiliando na autonomia do acadêmico, partícipe do processo.
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