
Efetividade de jogo educativo sobre contracepção com adolescentes escolares: estudo quase-experimental
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17665/1676-4285.20196184
ISSN1676-4285
AutoresMarcela Lima Silveira Praxedes, Maria Veraci Oliveira Queiroz, Roberta Peixoto Vieira,
Tópico(s)Adolescent Sexual and Reproductive Health
ResumoObjetivo: analisar a efetividade de tecnologia educativa sobre contracepção com adolescentes escolares. Método: estudo quase-experimental com 85 adolescentes do Instituto Federal do Ceará, Campus Aracati. Analisou-se a efetividade do jogo educativo por meio de testes estatísticos, comparando a diferença de conhecimento antes e depois da intervenção. Considerou-se um intervalo de confiança de 95% e valor de p<0,05 como estatisticamente significativo. Resultados: os métodos mais conhecidos foram o contraceptivo oral e o preservativo, sendo o último o mais utilizado. Os adolescentes apresentaram conhecimento prévio deficiente e após a intervenção, houve melhora considerável no nível de conhecimento, com uma diferença estatisticamente significante no somatório de acertos nos dois momentos avaliados (p<0,001). Discussão: vários estudos corroboram estes resultados, enfatizando que atividades educativas sobre contracepção na adolescência utilizando tecnologias criativas e inovadoras promovem o interesse desse grupo. Conclusão: o jogo educativo foi efetivo na melhoria do conhecimento dos adolescentes sobre contracepção.
Referência(s)