
ENGENHEIRO CIVIL X ARQUITETO: CONFLITO NO APRENDIZADO DAS ESTRUTURAS
2020; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.37702/ree2236-0158.v39p183-191.2020
ISSN2236-0158
AutoresPetrus Gorgônio Bulhões da Nóbrega, Selma Hissae Shimura da Nóbrega,
Tópico(s)Urban Arborization and Environmental Studies
ResumoO ensino da teoria e do projeto de estruturas e fundamental para os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura. No processo do projeto, a primeira fase, concepcao, e intuitiva e criativa, assemelhando-se a um projeto arquitetonico, enquanto as atividades posteriores de analise e dimensionamento envolvem calculos matematicos e raciocinio essencialmente logico, habilidades naturais do aluno de engenharia, diferentemente do de Arquitetura, de natureza mais humanistica e artistica. Usualmente o professor destes conteudos e um Engenheiro Civil, e duas situacoes prejudiciais ao aprendizado podem ocorrer: primeira, a desvalorizacao da etapa de concepcao para os alunos da engenharia civil; e segunda, um conflito em relacao aos alunos de arquitetura, que nao se identificam com as atividades de calculo posteriores a concepcao. Este artigo constitui uma reflexao sobre este processo de aprendizado, abordando as particularidades e aspectos historicos que levaram as diferentes formacoes tecnicas. Por fim, discute recursos didaticos que visam adequar ou aperfeicoar este ensino no ambiente academico.
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