Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Animações na alfabetização científica: possibilidades e ferramentas metodológicas alternativas no ensino de ciências e biologia

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i10.8648

ISSN

2525-3409

Autores

Marcelo Alberto Elias, Patrícia Pereira Gomes, Gisele Silva Costa Duarte, Allana Carla Garcia dos Santos, Ana Caroline de Oliveira Pereira, Fabiano de Jesus da Luz, Laisa da Silva Perialdo, Larissa Felix Gonçalves, Marcos Orso da Fonseca, Maria Aparecida da Silva Caja,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A divulgação e popularização científica é uma necessidade cada vez mais emergente na atualidade. Em meio a tantas informações incompletas ou equivocadas, fornecer informações científicas confiáveis à população em geral, é fundamental para o desenvolvimento da Ciência. Nesse sentido, as animações apresentam-se como uma possibilidade interessante para divulgação e popularização científica, uma vez que não apenas as crianças têm acesso a tais conteúdos, mas também os seus responsáveis. Dessa forma, o presente trabalho analisou três episódios da animação “Show da Luna”. Os critérios de análise foram: conceito, linguagem e aplicabilidade em ambiente escolar. Verificou-se que os episódios analisados não apresentam erros ou distorções conceituais, bem como utilizam uma linguagem apropriada para o público a que se destinam. Além disso, embora seja uma animação voltada para crianças, os episódios são totalmente possíveis de serem utilizados como ferramentas metodológicas no ensino de ciências e biologia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX