Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do poema à canção: música e musicalidade em "Vou-me embora pra pasárgada'

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 31 Linguagem: Português

10.5007/1984-784x.2019v19n31p53

ISSN

1984-784X

Autores

Tiago Gouveia de Faria,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A poesia de Manuel Bandeira, a mais musicada de sua geração, deu origem, de 1920 até os nossos dias, a mais de 140 canções. A maior parte dessa produção, entretanto, restringe-se ao universo da canção de câmara, um dado que suscita questões a respeito da musicalidade de seus versos e de seu respectivo potencial para o canto. Nessa linha de investigação, o presente artigo oferece uma comparação entre duas canções que tiveram por base o célebre poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, incluído no livro Libertinagem. Uma breve análise do poema de Bandeira e o confronto entre as versões de Guerra-Peixe e Gilberto Gil — levando em conta o modo como os dois artistas adaptaram os versos do poema à estrutura musical — têm por meta aprofundar o conceito de musicalidade na obra do escritor.

Referência(s)