
Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30612/tangram.v3i3.7304
ISSN2595-0967
AutoresCássio Cristiano Giordano, Douglas Santos, Eliana Calixto Santos, Jailma Ferreira Guimarães,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo apresenta uma pesquisa qualitativa envolvendo três turmas de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual paulista, sobre o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua Portuguesa, analisado à luz do quadro teórico da Teoria da Difusão de Inovações. Pretendemos discutir as possíveis contribuições de uma abordagem por meio de projetos de temas curriculares aparentemente distantes, como funções trigonométricas e a estética literária do Romantismo, destacando a utilização do aplicativo para smartphones GeoGebra. Neste caso, a ponte entre essas duas disciplinas foi estabelecida por meio da música. A mediação tecnológica se deu por meio do acesso a músicas, vídeos, poemas e, sobretudo, pela exploração dos recursos algébricos e geométricos do GeoGebra. Consideramos, ao final do projeto, a experiência positiva, tanto nos aspectos atitudinais, como mobilização do interesse e motivação dos alunos, quanto nos aspectos cognitivos, expressos pela qualidade dos produtos finais dos trabalhos apresentados.
Referência(s)