Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v3i3.7304

ISSN

2595-0967

Autores

Cássio Cristiano Giordano, Douglas Santos, Eliana Calixto Santos, Jailma Ferreira Guimarães,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa envolvendo três turmas de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual paulista, sobre o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua Portuguesa, analisado à luz do quadro teórico da Teoria da Difusão de Inovações. Pretendemos discutir as possíveis contribuições de uma abordagem por meio de projetos de temas curriculares aparentemente distantes, como funções trigonométricas e a estética literária do Romantismo, destacando a utilização do aplicativo para smartphones GeoGebra. Neste caso, a ponte entre essas duas disciplinas foi estabelecida por meio da música. A mediação tecnológica se deu por meio do acesso a músicas, vídeos, poemas e, sobretudo, pela exploração dos recursos algébricos e geométricos do GeoGebra. Consideramos, ao final do projeto, a experiência positiva, tanto nos aspectos atitudinais, como mobilização do interesse e motivação dos alunos, quanto nos aspectos cognitivos, expressos pela qualidade dos produtos finais dos trabalhos apresentados.

Referência(s)