Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogo para Mensuração de Habilidades Preditoras de Leitura: Construção e Análise

2020; Volume: 28; Linguagem: Português

10.5753/rbie.2020.28.0.260

ISSN

2317-6121

Autores

Jucelio Soares dos Santos, Monilly Ramos Araujo Melo, Dalton Guerrero, Jorge César Abrantes de Figueiredo, Carla Alexandra Silva Moita,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição do desenvolvimento de um jogo digital, com intuito de melhorar a capacidade de triagem de crianças, identificando sinais de dislexia em avaliações das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento da leitura. O jogo é uma adaptação do “Teste de Habilidades Preditoras da Leitura”, um instrumento psicométrico construído e validado no Brasil. O jogo é administrado por um algoritmo de seleção adaptativa de itens e projetado para mensurar as habilidades de aliteração, segmentação, memória visual e rima por meio da Teoria de Resposta ao Item. Como resultado, o trabalho evidencia a importância do uso de elementos de jogos associados a avaliação adaptativa informatizada e as suas condições efetivas na aplicabilidade.

Referência(s)