Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SERIA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A RESPOSTA PARA UMA ÉPOCA DE PANDEMIA?

2020; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a15pt

ISSN

2447-4266

Autores

Luciana dos Santos Rosenau, Michele Simonian Dÿck, Diana Gurgel Pegorini, Sandra Terezinha Urbanetz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as políticas educacionais, para o ensino superior, decretadas em período de pandemia de Coronavírus e as condições para a oferta da Educação a Distância (EaD) em caráter emergencial da melhor qualidade. As pesquisadoras buscam refletir neste trabalho se seria a EaD a resposta para uma época de pandemia. A metodologia está baseada em Bogdan e Biklen (1994) e Creswell (2010; 2014) sendo o paradigma qualitativo. Gil (2008) contribui com a abordagem exploratória. Como fonte de dados têm-se as bases legais educacionais, pesquisas já consolidadas em EaD e o cotidiano do trabalho das autoras como docentes em instituições públicas federais, bem como, o processo por elas vivenciado no enfrentamento da pandemia do coronavírus no que se refere às práticas de educação remota/online/ a distância, criadas a partir da legislação que permitiu que atividades a distância pudessem ser substituídas pelas aulas presenciais.

Referência(s)