Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Indústria Cultural, tecnologia midiática e educação: desafios à formação crítica

2020; Volume: 17; Issue: 49 Linguagem: Português

10.5935/2238-1279.20200068

ISSN

2238-1279

Autores

Marta Regina Furlan de Oliveira, Adriana Regina de Jesús Santos, Rogério da Costa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Objetiva-se refletir acerca da tecnologia midiatica no contexto da Industria Cultural e suas implicacoes para a educacao e o processo formativo critico dos sujeitos envolvidos. O estudo e fruto de discussoes dos grupos de pesquisa da linha de Formacao de Professores do Programa de Pos-Graduacao em Educacao da Universidade Estadual de Londrina. Destarte, a tecnologia midiatica (televisao, smartphone, entre outros) propaga ideologias e informacoes associadas a producao de mercadoria e consumo, necessitando, assim, de uma formacao critica imanente. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e estudos bibliograficos, tendo como principio o metodo critico-reflexivo alicercado na Teoria-Critica — autores como Marcuse (1975), Adorno e Horkheimer (1985) e leituras que dialogam com essa base teorica. Como resultado, constatamos a necessidade de (re)pensar o cenario midiatico atual e seus impactos no processo formativo dos sujeitos escolares, em prol de uma nova configuracao alem da mercadoria e da instrumentalizacao da razao. Palavras-chave: Industria Cultural. Tecnologia. Midia. Educacao. Teoria Critica.

Referência(s)