
Contribuições da meditação em âmbito escolar
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 11; Issue: 31 Linguagem: Português
10.26514/inter.v11i31.4111
ISSN2177-7691
AutoresTatiana Cossia, María de Fátima Ramos de Andrade,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo do presente artigo é investigar as contribuições das práticas meditativas no processo educacional. Para a realização do estudo, optamos por uma revisão de literatura por meio do estado de conhecimento.Para atingir o que foi proposto, fez-se um levantamento da produção na base de dados CAPES, Scielo, Research Gate ePUBMED (artigos, dissertações e teses), que tratam da inclusão e das contribuições da meditação para crianças escolares. Identificamos práticas de meditação na educação escolar, propiciando benefícios no desempenho de aprendizagem, melhoras cognitivas e bem-estar em geral. Concluímos que a incorporação das práticas meditativas é uma realidade mundial que apresenta benefícios para uma educação global. Tais benefícios abrangem indivíduo, família, comunidade e escola. A introspecção e a atenção plena resultam em atitudes mais calmas, melhoras cognitivas, progresso na performance escolar e sentimentos de empatia, compaixão e autocompaixão.
Referência(s)