
EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
2020; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n2.p1155-1170.id752
ISSN2526-2149
AutoresJosé Víctor Acioli da Rosa, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Francisca Georgiana Martins do Nascimento, André Ricardo Ghidini,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoAs aulas experimentais surgem como uma estratégia eficiente devido ao seu caráter motivador. Em um curso preparatório para Exames e Vestibulares, destaca-se o ensino de uma gama de conteúdos em pouco tempo. Nesse contexto, este trabalho visa investigar as contribuições e as limitações da utilização da experimentação em aulas de Química de um curso pré-vestibular em Rio Branco/Acre. Com abordagem metodológica de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizou-se, na produção dos dados, um questionário semiestruturado, aplicado após 17 encontros, sendo que em cada encontro foram realizados diferentes experimentos demonstrativos. Os resultados indicam que a utilização da experimentação contribui para motivar e incentivar a participação dos alunos na aula e que estes justificam essa importância por considerarem que a explicação fica mais clara. Contudo, no que se refere às limitações, os discentes apontam pouca carga horária e espaço não adequado, afirmando não ser uma modalidade de ensino tradicionalmente esperada em cursinhos preparatórios.
Referência(s)