
Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Issue: 27 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2020v12n27p316-329
ISSN2175-6600
AutoresDaniele Cristina Alves Fernandes, Helder Matheus Alves Fernandes, Elane da Silva Barbosa, Márcia Jaínne Campelo Chaves, Sílvia Maria Nóbrega-Therrién,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA monitoria é considerada uma modalidade de ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de formação acadêmica, destinada aos alunos de graduação, contribuindo para o seu processo formativo. Desse modo, objetiva-se relatar a contribuição da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN. Trata-se de relato de experiência, elaborado a partir dos registros do monitor das atividades realizadas na disciplina Semiologia e Semiotécnica, ministrada no referido curso. Logo, destaca-se que a experiência como monitor proporcionou um olhar mais crítico e técnico acerca do exercício da Enfermagem, bem como a aproximação das atividades de ensino, o que favoreceu a sensibilização sobre a relevância dos saberes pedagógicos. No que tange às dificuldades para a realização da monitoria, tem-se a incompatibilidade de horários do monitor com os alunos e, principalmente, o déficit de conhecimento de quem o procura acerca da finalidade da monitoria acadêmica. Conclui-se que a monitoria trata-se de experiência que se configura como uma fonte de saberes e práticas na formação para a Enfermagem, assim como de iniciação à prática docente.
Referência(s)