Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Max Weber e Adorno sobre o conceito de progresso: Contrastes da racionalização técnica na música e na pintura

2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 43; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/0101-3173.2020.v43esp.23.p317

ISSN

1980-539X

Autores

Luis Felipe de Salles Roselino,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Resumo A revisão que será desenvolvida a seguir foi identificada diante do contraste teórico no tratamento do conceito de “progresso”, nos escritos de Adorno e Max Weber, respectivamente, no texto de 1962, “Fortschritt” (Progresso), e no texto de 1917, “Sobre o sentido da Wertfreiheit nas ciências econômicas e sociológicas”. Pretende-se comparar as abordagens, destacando-se os diferentes recursos teóricos empregados, identificando diferenças nos usos conceituais da teoria tradicional e da teoria crítica. O contraste teórico ficará mais nítido, quando comparados os exemplos da história da arte tomados pelos dois autores. Weber utilizava um critério geral para equiparar as obras musicais às pinturas, enquanto Adorno pressupunha algo distinto, seguindo o mesmo referencial, o progresso técnico.

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