
Max Weber e Adorno sobre o conceito de progresso: Contrastes da racionalização técnica na música e na pintura
2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 43; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/0101-3173.2020.v43esp.23.p317
ISSN1980-539X
AutoresLuis Felipe de Salles Roselino,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoResumo A revisão que será desenvolvida a seguir foi identificada diante do contraste teórico no tratamento do conceito de “progresso”, nos escritos de Adorno e Max Weber, respectivamente, no texto de 1962, “Fortschritt” (Progresso), e no texto de 1917, “Sobre o sentido da Wertfreiheit nas ciências econômicas e sociológicas”. Pretende-se comparar as abordagens, destacando-se os diferentes recursos teóricos empregados, identificando diferenças nos usos conceituais da teoria tradicional e da teoria crítica. O contraste teórico ficará mais nítido, quando comparados os exemplos da história da arte tomados pelos dois autores. Weber utilizava um critério geral para equiparar as obras musicais às pinturas, enquanto Adorno pressupunha algo distinto, seguindo o mesmo referencial, o progresso técnico.
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