
Espiritualidade e Religiosidade no contexto da integralidade da assistência: reflexões sobre o cuidado integral em saúde e enfermagem
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i10.8780
ISSN2525-3409
AutoresJuliana de Lima Brandão, Antônio Marcos Tosoli Gomes, Diego Bonfante Mota, Priscila Cristina da Silva Thiengo de Andrade, Mariana Luiza de Oliveira Fleury, Rachel Verdan Dib, Charles Souza Santos, Renê dos Santos Spezani,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoEspiritualidade e religiosidade apresentam potencial para mobilizar conhecimentos específicos e influenciar a forma dos indivíduos vivenciarem a saúde e a doença, agregando à Enfermagem, novos modelos de cuidado e respeitando-se as políticas de saúde vigentes. O objetivo deste artigo é refletir acerca das dimensões da espiritualidade e da religiosidade na integralidade da assistência com vistas à apreensão de um cuidado integral em saúde e enfermagem. Trata-se de artigo de reflexão, para o qual foi realizada uma busca por produções que versassem sobre o tema na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Pubmed. Assim, foi organizado em dois blocos temáticos: espiritualidade, religiosidade e o cuidado de enfermagem; e a integralidade da assistência como base para o cuidado integral em saúde e de enfermagem no contexto das dimensões da espiritualidade e da religiosidade. Observa-se que a abordagem da espiritualidade e da religiosidade (E/R), encontra solo fértil no âmbito da saúde, onde se almeja consumar a integralidade enquanto princípio norteador do SUS e, simultaneamente, a promoção de um cuidado integral. De igual modo, a integralidade da assistência em saúde é abrangente, profunda e complexa, ao definir a maneira como o paciente ou usuário do sistema de saúde deve ser tratado, isto é, como um todo. Estes não são assuntos recentes e nem antagônicos para a área da saúde e a enfermagem, sendo, nesse sentido, importante investir esforços para a produção de novos estudos e para que efetivamente, possam integrar a formação e a prática cotidiana dos profissionais.
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