Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: EFEITOS NO APRENDIZADO

1994; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1981-5271v18.2-003

ISSN

1981-5271

Autores

Dejano T. Sobral,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Resumo Como motivar o aluno de Medicina e proporcionar um aprendizado significativo e produtivo no ensino pré-clínico? A estratégia de aprendizagem baseada em problemas pode ser uma das respostas para tal questão. Na Universidade de Brasília desenvolveu-se uma experiência com essa estratégia em programa de integração interdisciplinar, que passou a incorporar apresentação seriada de casos clínicos, uso de módulos de orientação para aprendizagem auto-dirigida e discussão em grupo pequeno, da base de informação e do raciocínio envolvidos na resolução de problemas. Efetuou-se uma análise de processos e produtos nessa experiência, incluindo exame de resolução de problemas e questionários de avaliação que envolveram 421 participantes. Os resultados indicam a utilidade da estratégia inovadora em função, principalmente, do desenvolvimento da capacidade de aplicação de informação e das habilidades de processo pelos alunos. A avaliação de programa sugere aumento da qualidade da experiência educativa, após incorporação da estratégia, em termos de medidas do valor e significado da vivência, da adaptação pessoal do aprendiz, e da percepção de maior eficácia da aprendizagem, na comparação com programas congêneres do ensino pré-clínico na Universidade.

Referência(s)