Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Paulo Emilio Salles Gomes y la conservación del patrimonio cinematográfico brasileño

2019; International Centre for Higher Studies in Journalism for Latin America; Volume: 1; Issue: 142 Linguagem: Português

10.16921/chasqui.v1i142.3415

ISSN

1390-924X

Autores

Márcia Regina Carvalho da Silva,

Tópico(s)

Photographic and Visual Arts

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um perfil do crítico e historiador Paulo Emilio Salles Gomes um dos mais completos intelectuais brasileiros, pioneiro no ensino e pesquisa de cinema, com atuação em festivais e congressos nacionais e internacionais, e um forte defensor da necessidade de conservação dos filmes em arquivos, lutando pela criação da Cinemateca Brasileira. Seu percurso de vida construiu avanços fundamentais para a área de cinema no Brasil, instigando um debate cultural mais amplo e inaugurando os estudos de história do cinema brasileiro, colaborando definitivamente para a escrita da história da comunicação no país. Palavras-chave: Paulo Emílio Salles Gomes; cinema brasileiro; jornalismo cultural; Cinemateca Brasileira; história da Comunicação no Brasil.

Referência(s)