Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v3i3.11291

ISSN

2595-0967

Autores

Gevando Lopes Santos, Américo Junior Nunes da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo objetiva relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Campus VII –Senhor do Bonfim. O mesmo foi realizado durante o primeiro semestre de 2019 e buscou inserir o licenciando no espaço da docência em Matemática, em turmas do Ensino Médio, para que se vivenciassem situações que futuramente poderão ser encontradas no espaço de trabalho. Para isso foram realizadas as seguintes atividades: i) aproximação à realidade escolar por meio de leitura do Projeto Político Pedagógico, observação do espaço escolar e construção de projeto de intervenção; ii) docência em turma do Ensino Médio e iii) proposição de oficina. Vale salientar que o movimento de imersão na escola promoveu o desenvolvimento de conhecimentos necessários para o exercício da docência e contribuiu com o processo de constituição da identidade docente.

Referência(s)